terça-feira, 30 de junho de 2009

PROJETO GIBITECA: LEITURA COMO FONTE DE PRAZER



A formação da competência leitora é uma preocupação recorrente nesta instituição de ensino. Em um país em que há um número grande de analfabetos funcionais, há a necessidade crescente de oferecer aos alunos variedade literária para que estes possam se tornar leitores autônomos, capazes de enxergar a leitura como um ato dinâmico em que há uma interação entre a realidade do autor e a do leitor. A leitura não dever ser apenas um meio de reprodução. Dever ser transformada à medida que visita diferentes mundos
O Projeto Gibiteca surgiu com o objetivo de estimular o gosto pela leitura. Tradicionalmente, a escola emprega o slogan "ler para aprender" e esse ato, muitas vezes, chega até o aluno como algo desprovido de prazer e ludicidade. Como o ambiente escolar é, em muitos casos, o primeiro (e, por vezes, único) contato com a leitura sistematizada é imprescindível que o aluno seja sempre incentivado a experimentar novos textos e contextos literários.
Esse projeto começou apenas com o empréstimo de gibis para os alunos da 3ª e 4ª séries. Porém, nas reuniões avaliativas feitas com os professores, muitos manifestaram a vontade de que também se emprestassem livros, além dos gibis, e para todas as turma visando haver um intercâmbio da cultura literária.
Feitas as adaptações, os empréstimos aumentaram e os alunos demonstraram grande interesse e responsabilidade com os livros e gibis emprestados. Semanalmente, levam o material para casa e já há relatos de professores sobre alunos que a cada dia desejam mais o "consumo" dos livros e gibis do projeto.
A escola contribui assim para o enriquecimento da experiência do aluno-leitor conferindo um sentido de liberdade e prazer ao ato de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário